O Seu Horóscopo do Dia

Todos os jornais publicam o horóscopo do dia, para você saber que tipo de coisa procurar e/ou evitar nesse alinhamento celeste. Mas para usar o horóscopo você tem que saber seu signo né? Então eu vou te contar como funciona tudo isso pra você usar corretamente as previsões da astrologia.

Se você não for republicano deve saber que a Terra gira ao redor do Sol e que demora um ano para dar uma volta completa. Aliás essa é a definição de ano, o tempo que demora para Terra completar uma volta. Desde a antiguidade todo mundo sabia medir um ano. O problema é que um ano é muito tempo e as pessoas precisavam dividi-lo para poder ter um calendário mais prático. Só que três mil anos atrás a Suíça não existia, então ninguém tinha relógio para marcar o tempo. Qual a solução? Bom tem duas.

A primeira é notar que durante um ano acontecem umas coisas chamadas estações. Aquilo de primavera, verão, outono e inverno. Dependendo da estação tá mais quente, mais frio, mais seco, chuvoso, etc. As estações acontecem porque o eixo da Terra está inclinado em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol. Os equinócios de primavera e outono acontecem nas ocasiões que o plano do Equador corta o plano da órbita, nessa ocasião os hemisférios recebem quantidades similares de luz solar e o dia e noite tem duração parecidas. Nos solstícios de inverno e verão a distância do Equador para o plano da órbita é maior e um dos hemisférios é muito mais iluminado que o outro, fazendo verão em um lugar e inverno no outro.

O plano do Equador e o plano do Sol. Quando eles coincidem temos os equinócios, quando estão mais distantes os solstícios.

O segundo jeito de dividir o ano é pelas estrelas. Como elas estão muito distantes de nós elas parecem ficar paradas ao longo do ano. Então podemos dividir o ano de acordo com as estrelas com as quais a Terra e o Sol estão alinhados no momento. Do ponto de vista da Terra o Sol parece andar em um círculo no céu que é chamado eclíptica. Quando você desenha a eclíptica em um mapa celeste vê que o Sol passa por doze constelações ao longo do ano. Essas constelações são o zodíaco. Ficou fácil então, você divide o céu em 12 partes de acordo com qual constelação do zodíaco está alinhada com o Sol naquele momento e taí um calendário.

O plano da eclíptica passa por doze constelações. O alinhamento entre o Sol e Terra ao longo do ano te diz em qual constelação estamos.

Mas o caipira babilônico que pensou nisso ficou com um problema. Para ele o importante é quando começa a primavera para ele plantar cevada e fazer cerveja, mas o calendário bom é o das estrelas, que tem mais divisões. A solução é que os dois calendários duram o mesmo tempo, 1 ano. Então você junta os dois. Quando começa a primavera no hemisfério norte (em março) você começa o ano zodiacal, ou seja está em Áries. A idéia da Astrologia é que quando você nasce a Terra e o Sol estão alinhados com uma constelação do zodíaco, e que esse alinhamento te conecta com a constelação, fazendo você adquirir certas características relacionadas àquele signo.

O problema é que o caipira babilônico era justamente isso, um caipira. Ele não tinha como saber que os dois calendários na verdade não duram o mesmo tempo. O calendário das estrelas é claro dura exatamente um ano porque depende só da posição do Sol e da Terra. Mas o calendário das estações depende do eixo da Terra. E a atração gravitacional da Lua dá um “chute” na nossa rotação, fazendo o eixo da Terra girar como um pião (o brinquedo, o carregador de sacos bêbado é o peão). Esse movimento é muito sutil, mas faz com que a linha do Equador e o plano da órbita se encontrem todo ano 20 minutos antes da Terra dar uma volta ao redor do Sol. Ou seja, todo ano a primavera chega 20 minutos antes do que chegou no ano anterior.

O giro do eixo de rotação da Terra demora em média 2500 anos para dar uma volta completa.

20 minutos é pouco né? Seria, se quem tivesse inventado o horóscopo não tivesse vivido 3 mil anos atrás. Depois desse tempo todo acumulando 20 minutos a primavera tá começando um mês antes do que para o caipira babilônico. E o ano tem doze meses certo? O que isso significa? Significa que os caras da astrologia estão te enganando, porque eles ainda começam o zodíaco em março, só que hoje em dia em março a Terra não está mais alinhada com Áries e sim com Peixes. Ou seja todas as tabelas astrológicas estão um mês errado, se você nasceu entre 24 de Setembro e 23 de Outubro (o que significa que teus pais te fizeram para comemorar o Carnaval) seu signo não é Libra e sim Virgem, pois o Sol e a Terra estavam alinhados com a segunda e não a primeira constelação.

A conclusão disso é que se você acha que não faz mal olhar o horóscopo porque pode até ser que sua vida seja decidida pelos astros, então pelo menos tenha a decência de olhar o seu signo certo. De que adianta olhar as previsões de Câncer se tudo estava alinhado com Gêmeos quando você nasceu? Uma alternativa é olhar o horóscopo hindu, aparentemente a galera na Índia é mais esperta que os europeus e leva em conta o ano estelar e não o das estações.

Anúncios