No seu Olho tem um Chip de Computador(quase)

Por quê todo mundo fica falando que olhos claros são bonitos? Eu até tentei explicar o porque aqui. Mas hoje vou provar que os olhos escuros são muito mais interessantes. Assim acaba essa palhaçada caucasiana.

Olhando no link acima você vai lembrar que os olhos azuis não contém pigmento nenhum e a cor vem do fato do líquido ocular refletir de modo diferente cada cor. Bom, os olhos escuros são assim porque tem um pigmento, a melanina, que é de tom marrom. Em geral a cor de um material vem do fato de que cada cor de luz tem uma energia diferente e os elétrons dos átomos só podem ter algumas energias, então a cor do material é uma forma de saber quais são as energias que os elétrons podem assumir. Esse é o caso da hemoglobina que faz o seu sangue ser vermelho. Ela é vermelha porque os elétrons conseguem absorver quase todas as cores, mas não podem ter uma energia correspondente ao vermelho, que ela reflete de volta para você. Entendeu?

As cores que a hemoglobina e a melanina absorvem. As cores menos absorvidas são refletidas dando origem à cor do pigmento.

E a melanina? Bom você sabe que ela é marrom, porque essa é a cor dos seus olhos e cabelos certo? O preto você faz tirando todas as cores. O marrom você tem que deixar mais vermelho e um pouco de amarelo e verde. Vê lá na wikipédia o RGB dele se não acredita. Então, a melanina é marrom porque absorve muito azul, menos verde e amarelo, e pouco o vermelho, assim o que é refletido fica marrom. O fato de que ela absorve mais conforme vai ficando mais violeta´é o que faz ela proteger dos raios ultra-violetas, aqueles raios de luz com mais energia que a cor violeta e que põe medo nas pessoas, fazendo elas comprarem filtro solar fator 50, que é igual ao 30 só que mais caro.

O problema é que se a melanina fosse um material comum ela teria que absover mais algumas cores, aquelas que tem a mesma energia dos elétrons dela, e menos outras, as que não tem elétrons correspondentes. Não dá pra explicar uma cor que vem de um dégradé de absorção. A resposta é que a melanina não é um material comum, mas um semicondutor. Igual os chips do seu computador! Veja bem, em um condutor, tipo um metal, uma parte dos elétrons dos átomos formam uma camada fechada e sobra um montão que fica livre e pode conduzir eletricidade.

Um semicondutor é quase igual, só que sobram muitos poucos elétrons para conduzir eletricidade. Porém é necessário pouca energia para tirar elétrons da camada fechada e colocar eles pra conduzir corrente. Aí quando você joga luz no semicondutor ele absorve a energia da luz para colocar elétrons na banda de condução, absorvendo mais a luz azul que tem mais energia. Viu, exatamente o que acontece com a melanina, absorve mais azul, menos vermelho, e assim reflete o marrom.

E é por isso que as pessoas tem olhos (e cabelos) castanhos ou pretos. Quem tem olho azul (ou cabelo loiro) é porque não tem quase nada de melanina. E quem é ruivo? Bom eles tem pouca melanina normal, a eumelanina que eu acabei de explicar, mas tem uma variante, a feomelanina, que não é um semicondutor mas sim um material normal que reflete principalmente vermelho, dando cor aos cabelos ruivos e outras partes vermelhas do corpo como os lábios e Os Lábios.

Enfim, o resumo é que enquanto olhos azuis tem essa cor porque a agüinha do olho reflete cores diferentes com diferentes intensidades, os olhos escuro tem cor marrom porque o pigmento tem uma estrutura parecida com a do chip do computador que você está usando para ler isso aqui.

Anúncios