Na expectativa do Nobel 2012

Ok, então hoje anunciaram o Nobel de Medicina e Fisiologia desse ano, para John Gurdon e Shinya Yamanaka por um trabalho envolvendo células-tronco que não me atrevo a tentar comentar dado que pouco sei da área. Essa semana serão anunciados todos os prêmios Nobel de verdade, e amanhã é o dia da física. Certamente iremos explicar o prêmio aqui no truesingularity, mas hoje quero fazer uma aposta.

Como apostar quem vencerá o brasileirão desse ano, apostar no ganhador do Nobel é tentador e interessante, afinal faz você refletir quais foram as maiores descobertas recentes, assim como é importante entender quais times estão jogando melhor para apostar no futebol.

Então aqui vai, vou apostar que esse ano que não vai dar ninguém relacionado ao Higgs, mas sim o trio Alain Aspect, John C. Clauser e Anton Zeilinger, que criaram uma série de experimentos para investigar o emaranhamento, uma propriedade muito curisosa de sistemas quânticos, responsáveis em grande parte por dar ímpeto experimental à informação quântica. Veremos se eu tenho um contato secreto na Suécia.

PS: É, sucesso é sofrimento, eu errei a previsão. Os nobelados do ano em física são  Serge Haroche e David J. Wineland, por métodos experiementais para estudar partículas quânticas individualmente. Posteriormente explico melhor em um post novo.

Anúncios