Tente ficar acordado…

Para você que conseguiu ficar acordado depois de assistir o vídeo, vou tentar explicar o que está acontecendo…

O metrônomo consiste em um pêndulo e a frequência de oscilação é determinada pela distância de um peso na haste do pêndulo. Ele é utilizado por músicos para marcar um tempo padrão, isto é, cada oscilação corresponde a um tempo de compasso.

O que o pessoal do Ikeguchi Laboratories fez foi colocar 32 metrônomos em uma mesa e colocá-los para oscilar de forma aleatória. Bom, mas se eles começam fora de fase e as oscilações são fixas, como após um tempo os 32 metrônomos estão sincronizados?

O segredo consiste nos metrônomos estarem posicionados em uma plataforma móvel. Quando o pêndulo oscila, ele exerce uma força sobre a mesa, fazendo com que ela oscile também (lei de Newton, ação e reação…aquela coisa da escola). Dessa forma, quando dois metrônomos oscilam para o mesmo lado, as forças que eles exercem sobre a mesa se somam e essa força age sobre todos os outros metrônomos que estão oscilando aleatoriamente. Eventualmente, a força age de forma a fazer os pêndulos entrarem em fase, isto é, os metrônomos ficam sincronizados!

Então, além de aprender física com isso, você também pode usar o vídeo quando tiver insônia😉


Referência: Cosmic Variance