O Boson do Justin Bieber e Físicos falando bobagem

Todo mundo já tá cansado de ouvir a imprensa em geral insistindo em chamar o Boson de Higgs de “partícula de Deus” e todo o bla-bla-bla que segue. O pior de tudo é que a culpa é de um físico, o Leon Lederman, que escreveu um livro de divulgação com o título “The God Particle”. Se quiser lembrar da minha briga com a Falha de São Paulo sobre o assunto pode dar uma olhada nos posts sobre a guia Jornalismo e Ciência na barra ao lado. Mas aproveito para corrigir uma informação daqueles artigos: diz a estória (que eu recontei) que a culpa foi do editor do livro que insistiu com o Lederman para ele trocar de “Goddman Particle” para “God Particle”, insensível a desgraça infinita que isso traria para a divulgação científica. Naquele momento eu parcialmente absolvi o Lederman de culpa, mas dado que ele está para lançar um livro chamado “Beyond the God Particle” eu vou por minha cabeça pra fora e deixar claro, ele pode ser ótimo explicando, mas tá pensando muito na venda do livro e pouco na sociedade.

morganhiggs

“Porque se eu insistir muito em chamar de partícula de Deus quem sabe o Michael Bay não faz um filme estrelando o Morgan Freeman no papel de Deus/Boson e eu ganho milhões em royalties? Fora que o CG vai ser fenomenal.”

Agora que já tem o Lóide falta o Débi da turma. A emissora americana CBS chamou o Michio Kaku para falar do fato que o CERN anunciou que o bóson é certeza um Higgs. Ai o cidadão vem e me fala que o motivo pelo qual as pessoas o chamam de partícula de Deus é porque ele causou o Big Bang! Jesusmariajosé, essa é uma das maiores bobagens que eu já ouvi e nem é culpa dos jornalistas dessa vez, e sim de um cara famoso por fazer divulgação. E ele vai lá e diz com a cara limpa que o Higgs fez o Big Bang, quando o engraçado é que esses dias saiu um artigo no Physical Review D justamente dizendo que isso dependeria de suposições um bocado estranhas. O problema do Kaku é que ele vem falando bobagem faz muito tempo e as pessoas ainda dão moral pra ele. Mas pense, esse cara diz amar ciência e é contratado em um universidade para fazer isso, mas não publica nada a quase 15 anos. Porque a CBS não chama um dos 5000 físicos que trabalham no LHC para explicar o que tá acontecendo?

"A gente não precisa checar os fatos, o comentarista é japonês e tem um sabre-de-luz, certamente é confiável."

“A gente não precisa checar os fatos, o comentarista é japonês e tem um sabre-de-luz, certamente é confiável.”

Você pode olhar aqui ou aqui para mais comentários. Mas o que eu queria dizer é que entendo a imprensa, eles querem um nome chamativo para o Higgs para ajudar a vender mais jornal, e se isso comprometer a acurácia da notícia, fazer-o-que? Para ajudar quero sugerir nomes alternativos para o Boson de Higgs que a imprensa pode usar que serão chamativos e baseados em analogias mais precisas. Que tal “Boson do Justin Bieber”, porque hoje tá todo mundo falando disso mas daqui um ou dois anos ninguém nem vai lembrar do que se trata? Ou “Boson da Libertadores Corinthiana”, porque demorou tanto tempo para acontecer que muita gente achou que não estaria vivo para ver, mas o único efeito prático foi acabar com umas boas piadas. Ou ainda “Boson do Darren Aronofsky”, porque como os filmes do mesmo pouca gente entende do que se trata mas todo mundo acha chique e intelectual dizer que é uma coisa profunda e revolucionária?

Anúncios